sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Raízes do porvir


Trago a nódoa do passado
no punho do presente
transponho montanhas na minha luta
de juventude tragada
na convulsão dos tempos
em busca do Futuro
(...) - Domingos Florentino)

Sol e montanha!



Sol, montanhas, combinação perfeita. Em Cape Town isso é possível de qualquer ângulo da cidade, que é construída em volta da cadeia da Montanha Mesa (Table Moutain - com mais de 1 mil metros de altitude), que inclui as montanhas Pico do Diabo, Cabeça de Leão e os Doze Apóstolos. Uma cidade por entre as montanhas. Belo espetáculo da natureza!

Ilha de Mandela

No sábado, dia 19, estive na Ilha de Mandela, onde Nelson Mandela foi preso por 29 anos (na verdade saiu dali quando faltavam seis anos para cumprir a pena devido sua saúde) até o fim do Apartheid. Ele se tornou o primeiro presidente da África do Sul logo após isso, mas aceitou somente por quatro anos o mandato e preferiu se afastar. Até hoje vive em sua aldeia em Porto Elizabeth e divide o tempo com Johannesburgo, onde cuida da saúde. O presídio é cheio de histórias fascinantes, contadas por quatro ex-prisioneiros que desafiaram o poder na luta contra o apartheid e hoje são guias.
O passeio para a Ilha tem como ponto de partida o Porto, e é super concorrio, sendo necessário o agendameto, o fizemos com meses de antecedência. Na Ilha, o cemitério dos leprosos, a pedreira onde trabalhou Mandela, que fica junto à outros homens (lideranças), separados em alas e pedreiras diferentes, para que não influenciassem outros prisioneiros com suas idéias. Mandela escreveu livros na prisão e guardou com ajuda de outros presos. A estratégia era colocar atrás de um cactus na área de sol, e dali, era retirado e guardado. Essa é só uma das peripécias que realizavam, em todas você encontra uma história de um povo que sabe valorizar a união. Um exemplo disso é quanto as refeições, pois os prisioneiros eram separados de tal forma que o negro sempre ficasse em situação inferior, apenas eles ganhavam bermudas e não calças como uniforme na prisão, como os demais (asiáticos, indianos, mestiços e outros).
As refeições eram diferenciadas e um dia todos os prisioneiros se recusaram a comer até que a comida fosse igual para todos, desde então passaram a servir somente sopa, todos os dias.

Metade das casas construídas para abrigar os funcionários da prisão, abriga hoje as pessoas que trabalham na Ilha, que se transformou em um museu.

Copa


O que não tem em Cape Town estão construindo. Este é o estádio onde acontecerão as semifinais da Copa de 2010. As finais serão em Johannesburgo!

Porto de Cape Town e a Casa do Turista


Não me canso de falar do Porto de Cape Town... um dos lugares em que tudo, cada espaço é otimizado, até mesmo as estruturas de ferro, tem uma espécie de sacada que servem para as focas, que vivem descansando por ali...
O lugar é lindo, funciona um shopping, diversos restaurantes, casas de artesanato, também é ponto escolhido para a Casa do Turista, que oferece informações de toda a África do Sul para quem quiser, de graça, com diversas brochuras feitas com sutileza, layout harmonioso, detalhes de tudo. E se não estiver satisfeito, as atendentes estarão lá, para lhe ajudar. Essa Casa do Turista não é regalia de Cape Town, conhecida por ser uma das mais belas do mundo e a segunda maior cidade do país, em pequenas outras cidades vocÊ encontra a boa Casa do Turista. Vale visitar, mesmo que você tenha anfitriões maravilhosos, como eu estou tendo.

Belezas naturais, históricas!



Antes de postar fotos do Safari, vou mostrar mais de Cape Town, pois estas fotos, algumas, já estão no computador.
A foto abaixo é do centro de Cape Town, com vista para a prefeitura da cidade. É isso mesmo! Esse prédio lindo com relógio, aliás, todos os prédios antigos da cidade recebem um selo que o identifica como patrimônio histórico e aqui eles tem um valor incrível. Uma forma de manter a arquitetura vitoriana. Eles hojem são prédios públicos, restaurantes, residências, hoteis. Nas fotos desta postagem, imagens do Castelo onde começou Cape Town, com vista para a Montanha Mesa, coberta pela neblina.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Safari

Animal, natureza, homem: harmonia.
Conto tudo depois....aff, depois!

domingo, 20 de setembro de 2009

País das maravilhas!



(18/09) O Pôr-do-sol de beleza única, considerado um dos mais lindo do mundo. Quando via em fotos não conseguia imaginar a dimensão dessa beleza...finalmente com a chegada do astro-rei, dos altos de uma montanha, pude constatar tal belza e sentir lágrimas de felicidade passearem pelo meu rosto.
Dia de visita do Parque Botânico de Cape Town, realmente fascinante. O país da nação Arco-íris definitivamente sabe usar sua beleza com consciência, otimizar todos seus espaços.... Já percebi que passar férias aqui e tentar atualizar diariamente um blog é um dilema para uma dúvida constante: Ou você aproveita as férias, ou fica em frente ao computador. Tenho optado sempre pela primeira opção, nem preciso dizer os motivos. Mas tenho optado em colocar algumas imagens para que os que observarem, possam viajar junto comigo, infelizmente, não atualizadas com os passeios.

Do mar




Hoje (quinta-feira 17/09)devido ao tempo fechado, nos recolhemos no Aquário de Cape Town, o Two Oceans Aquarium. Grande, com 3 mil espécies de animais, inclusive, alguns que parecem mais com plantas. Impressionante essa riqueza tão distante da nossa realidade amazônica, que tem outras riquezas, porém, mal aproveitadas.
Ali, no grande aquário vi estrela do mar, polvo, peixes pequenos e imensos, coloridos, transparentes, com brilho, diferentes, misteriosos, aterrorizantes. Os tubarões são atração e dividem esse título com os pingüins de outras espécies além do africano. Uma experiência cheia de conhecimento e de grande beleza para os olhos, alma e coração.
Eu já falei do Porto de Cape Town, mas gente, é incrível sua organização. Aliás, a cidade no geral é organizada e limpa. Se existe pobreza, claro que sim, como em todo o mundo, mas a cidade merece méritos pelo seu crescimento. O Porto, como já disse, é totalmente funcional, inclusive, com um shopping e restaurantes que o tornam ainda mais movimentado, porém, o conceito dos dois é diferente, pois aderi uma arquitetura única. Foi neste ambiente do Porto que tive a experiência de vivenciar hoje (dia 16) a grande cena de quando falava das ruas que encontraria na África do Sul. Encontre músicos cantando, tocando, dançando e entrei na roda, foi simplesmente, maravilhoso, envolvente, contagiante.
Serviços
Vale ressaltar que a África do Sul se livrou do aparthaid há apenas onze anos e em dois mandatos e meio de governo, comparado ao Brasil, o país conseguiu grandes méritos. Está em pleno desenvolvimento e ano que vem tende a ganhar ainda mais visitantes sendo sede da Copa do Mundo. África do Sul cresce em média 5% por ano.
Em Cape Town as pessoas que trabalham na rua, que seriam os “flanelinhas” no Brasil, são cadastradas pela prefeitura, e trabalham com uma máquina na mão, em que registram ali, o automóvel estacionado, dando ao condutor o papel com o valor da taxa a pagar. A prefeitura fica com apenas 20% desse valor arrecadado e 80% é voltado para o pagamento dessas pessoas que conseguem manter o trânsito seguro e organizado. Uma política voltada para o social com eficácia.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A viagem

Se aventurar para fora do seu país já é um bom desafio, fazer isso sem dominar o idioma do país para onde vais, é uma experiência bem interessante, e logo nas primeiras horas no outro ambiente, você se convence de uma coisa: preciso aprender (neste caso, inglês, o qual sempre tive resistência).
A partir de minha saída de São Paulo, passei a ouvir somente inglês, com exceção de meus amigos brasileiros, Dani, Felipe, Claudinha, Miguel, parceiros nesta aventura (Solene pegou vôo diferenciando). Durante o vôo, muitas gargalhadas pelas situações inusitadas é claro, e as primeiras palavras aprendidas. Pelo menos no vôo de retorno para casa já sei o que pedir para comer é saciar a sede quando estiver com ela, entre outras pequenas coisas.
No avião vais encontrar seu travesseiro, cobertor e fone de ouvido, logo descobre o porque. É muito tempo de vôo, portanto aproveite bem a tela a sua frente, fuce e descubra filmes, alguns com legenda em português, jogos, seriados, entre outros serviços, inclusive as imagens captadas por uma câmera do lado de fora da aeronave e todo o acompanhamento de seu vôo, tempo viajado, temperatura, o tempo que falta.
Primeira parada depois de nove horas de vôo, aeroporto de Johannesburgo. Imenso, organizado, bonito, bem estruturado, povo simpático, polícia que se esforça para falar em português, e se você é brasileiro, retribua o sorriso que, com certeza, irá receber. Uma noção do que encontraríamos mais à frente.
Mais duas horas de vôo, de tentativas de aprender mais algumas palavrinhas em inglês. Chegando em Cape Town, a felicidade imensa de encontrar dois rostos conhecidos e queridos, Mara e Carlos. No aeroporto, primeira parada, posto de informações turísticas para pegar todos os panfletos possíveis de informações do lugar.
Cape Town ou Cidade do Cabo é grandiosa, mais de 3 milhões de habitantes. Depois de almoço, hotel, ah, este merece um parágrafo. Como estamos em um grupo de oito, decidimos contratar os serviços de uma pensão, que em Cape Town tem outro conceito, bem diferente do Brasil. Encontramos uma casa com cinco quartos, todos suítes, um deles, a máster, piscina com área de descanso, sala, tudo com uma decoração que une o moderno ao rústico da forma mais harmoniosa possível.
Depois de hospedados fomos ao Porto, que é simplesmente impressionante, lindo, funcional. Depois de um jantar maravilhoso em um restaurante grego - calma gente, claro que vamos chegar na comida africana, é porque esse lugar vale a pena - caminhamos e para nossa sorte, encontramos focas. Enchendo os olhos de paisagens maravilhosas, fomos para casa, afinal, esse é só o primeiro dia.
A partir de agora é falar de momentos, porque já deu pra perceber que visitas diárias aqui, para contar tudo, será difícil. Tive de rabiscar e só agora passar para o computador.

domingo, 13 de setembro de 2009

Diário de bordo

Pra compartilhar minhas aventuras e vivências com amigos, resolvi fazer deste espaço um Diário de Bordo.... estou no aeroporto de São Paulo, esperando a hora de embarcar para Cape Town - África do Sul. De Rio Branco pra cá, posso dizer que já vivi aventuras, inclusive, de acompanhar uma senhora que a família deixou viajar sozinha e a "bichinha" não sabia nem por onde saia sua bagagem. Nessas que percebemos o quanto nosso turismo para a terceira idade ainda é falho, pois ninguém veio oferecer ajuda, mesmo a vendo sozinha. Enfim... é bom melhorar para o Programa Viaja Mais, não é presidente?!
Bem, a parte boa da chatice de esperar um vôo é observar o aeroporto e quem anda por ele. SP não pára, ferve. Junto a Solene, desembarquei ontem a noite, e a primeira regra neste caso, para quem não sabe onde vai dormir é o balcão de informações turísticas, pois pegar um hotel baratinho perto do aeroporto, muitas vezes é mais válido que se deslocar pra longe, para ficar na casa de amigos. Foi o que fizemos. Outro passo importante é procurar casa de câmbio, , pois sacar em outro país exige pagar taxas nada satisfatórias, diferente das compras em débito, que permite apenas uma taxa.
Sol embarcou, espero agora por Dani e Felipe para a aventura... uma viagem de cerca de doze horas. Dá-lhe alongamento. À todos, espero que viagem nessa aventura junto comigo.