domingo, 20 de setembro de 2009

Do mar




Hoje (quinta-feira 17/09)devido ao tempo fechado, nos recolhemos no Aquário de Cape Town, o Two Oceans Aquarium. Grande, com 3 mil espécies de animais, inclusive, alguns que parecem mais com plantas. Impressionante essa riqueza tão distante da nossa realidade amazônica, que tem outras riquezas, porém, mal aproveitadas.
Ali, no grande aquário vi estrela do mar, polvo, peixes pequenos e imensos, coloridos, transparentes, com brilho, diferentes, misteriosos, aterrorizantes. Os tubarões são atração e dividem esse título com os pingüins de outras espécies além do africano. Uma experiência cheia de conhecimento e de grande beleza para os olhos, alma e coração.
Eu já falei do Porto de Cape Town, mas gente, é incrível sua organização. Aliás, a cidade no geral é organizada e limpa. Se existe pobreza, claro que sim, como em todo o mundo, mas a cidade merece méritos pelo seu crescimento. O Porto, como já disse, é totalmente funcional, inclusive, com um shopping e restaurantes que o tornam ainda mais movimentado, porém, o conceito dos dois é diferente, pois aderi uma arquitetura única. Foi neste ambiente do Porto que tive a experiência de vivenciar hoje (dia 16) a grande cena de quando falava das ruas que encontraria na África do Sul. Encontre músicos cantando, tocando, dançando e entrei na roda, foi simplesmente, maravilhoso, envolvente, contagiante.
Serviços
Vale ressaltar que a África do Sul se livrou do aparthaid há apenas onze anos e em dois mandatos e meio de governo, comparado ao Brasil, o país conseguiu grandes méritos. Está em pleno desenvolvimento e ano que vem tende a ganhar ainda mais visitantes sendo sede da Copa do Mundo. África do Sul cresce em média 5% por ano.
Em Cape Town as pessoas que trabalham na rua, que seriam os “flanelinhas” no Brasil, são cadastradas pela prefeitura, e trabalham com uma máquina na mão, em que registram ali, o automóvel estacionado, dando ao condutor o papel com o valor da taxa a pagar. A prefeitura fica com apenas 20% desse valor arrecadado e 80% é voltado para o pagamento dessas pessoas que conseguem manter o trânsito seguro e organizado. Uma política voltada para o social com eficácia.

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