segunda-feira, 29 de junho de 2009

Olhar amazônico!

Depois do "Espaço Aberto", que é uma janela totalmente poética, senti a imensa necessidade de falar da Amazônia, poetica ou jornalistiscamente. A Amazônia que vejo, que meus amigos ou deconhecidos vêem. A Amazônia misteriosa, simples e inigmática. Uma forma de quebrar tabus, de outros olhos observarem esse pedaço verde do mundo com sutileza, respeito e carinho. Há duas semanas conheci um pouco mais de Daniel de Andrade Gaia, um baiano de origem e gaucho por opção, dono de uma sensibilidade que o permitiu ver e entender "o jeito de ser do povo daqui".
As imagens foram tiradas no Estado do Amapá.
Mais de Daniel - ... "Nasci em Rio Real – BA. entre jaqueiras, coqueiros, cajueiros e curral de bode. Tenho dois filhos José Daniel e Ana Craidy Simões. Sou casado com Stella Petrasi. Vivi no Chile, França,Kopenhague,Dusseldorf e Moçambique durante a ditadura militar. Trabalhei para o Coojornal,Zero Hora e outros. Vivi no Amapá, participei da criação da Folha do Amapá com Élson Martins. Na França estudei fotografia e cinema na Universidade Renné Descartes, Vincennes. Em Moçambique, trabalhei como fotógrafo para a FRELIMO Frente de Libertação de Moçambique com Mia Couto,Daniel Maquinasse, Jorge Rebelo etc. Tenho alguns prêmios nacionais e internacionais. Como retratista produzi alguns audiovisuais, Viva Moçambique, Antinomia,A Luta Continua, HPSP, Amapá – a Última Fronteira, Taim-Reserva Ecológica, Teotônio Vilela - o Menestrel das Alagoas e outros. Publiquei três livros: AMAPÁ, a Luta dos Trabalhadores Sem Terra e Um novo Mercado Velho de Rio Branco - Acre, parceria com Elson Martins." (Extraído do www.saitica.blogspot.com)

Mas também vou mostrar mais,
agora de um camarada com olhar daqui, mas com a curiosidade de quem observa pela primeira vez as peculiaridades da Amazônia, e as vê sem exageros, com muita beleza, e simplicidade. Marcos Vicentti, amigo para todas as horas, ao seu lado consolidei ainda mais o prazer de em ser jornalista. É um prazer trabalhar seja no que for, ao seu lado. Essas imagens são todas feitas no Acre.

"Por volta de 1996, o Marcão era entregador de jornais e motorista da viatura que usávamos. Grandão e desengonçado, já trazia consigo o faro apurado para a boa notícia. Ele se interessava por fotografia, mas nunca tinha feito alguma de forma profissional até que um dos diretores do jornal, o José Severiano, lhe deu uma câmera Yashica TTL de 35 milímetros, deu algumas dicas e lhe disse: quando você tiver passando por aí com um dos repórteres, faz umas fotos aí até que a gente possa contratar um fotógrafo. Daí por diante ele nunca mais parou de fotografar e hoje é um dos melhores fotógrafos do Acre... Quando iniciou no Página 20, o Marcão tinha mal as cinco primeiras séries do ensino fundamental. Ao ascender na profissão, ele sentiu que precisava de um pouco mais de conhecimento. Fez ensino Supletivo e concluiu o primeiro grau. Novamente correu atrás do prejuízo. Estudou, fez provas do Seja e concluiu o ensino médio. Foi mais além: fez vestibular para Jornalismo e concluiu o curso. Hoje é presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre. Vencedor de prêmios nacionais." (Extraído de www.tiaovitor.blogspot.com)